Hatsumi_Masaaki_Soke

Uma das 45 famílias de Iga-ryu tradição. Nos anais do japonês Shinobi-gumi foi o mais famoso Hattori em Iga sem dúvida. Sua origem, eles levam a um sobre o Otomo, cujos membros da Casa Imperial, em particular devido ao seu conhecimento de guerra foram tomadas, bem como sobre os migrantes de volta da China. Os filhos do Hattori-gumi mais tarde foi permitido para formar as suas próprias ramificações da família e (mon), mesmo o brasão da própria família para vestir. Alguns historiadores afirmam que a divisão na família correu para fora de Iga Heinai Saemon não Ienaga Jo. Ele deveria ter seu filho mais velho Taro Hei transferência Koreyuki o direito de tomar o nome de família Kamihattori; os braços formados dois pontos de seta (yahazu-nihon). Heijiro Yasuyori, o filho do meio, assumiu o nome de família Nakahattori em seus braços, ele liderou uma vírgula (tomoe-ichi) e Heijiro Yasunoriô, o caçula, chamou a si mesmo Shimohattori, sua crista adornada oito setas em um círculo (yaguruma). A permissão de usar seus próprios pontos seg para o fato de que as famílias foram tratados à categoria de samurai.
Durante a era Tensho (1573-1592), em que Oda Nobunaga, a região Ise trouxe sob seu governo, a província foi atacado Iga (Iga não funcionou). Oda Nobuo, segundo filho de Nobunaga, comandou uma invasão em 1579 e foi derrotado. Na segunda invasão, o que levou seu pai Nobunaga, ele comanda um exército de 10.000 homens todas as três famílias Hattori de Iga-gumi foram destruídos quase por completo. As crônicas seguinte conseguiu apenas 80 sobreviventes do vôo, eles espalharam em diferentes partes do país. Assim, o Kamihattori fugiram para a aldeia na província de Echigo Nagaoka. O Nakahattori conseguiu escapar para dentro do Takano montanhas, e os membros da Shimohattori consegui um emprego pela família Tokugawa, na província de Mikawa, e da família Ochi na vila de Takatori, na província de Yamato.

Hattori Hanzo Masashige:
(1541-1596) Provavelmente, o ninja mais famoso da história japonesa foi, sem dúvida, Hanzo. Nascido na província de Iga, o filho do Hattori Hanzo samurai Yasunaga. Praticado no início do comércio de armas, ele já estava na idade de 16 anos participou da sua primeira batalha, Ieyasu Tokugawa em 1557 como o castelo na província Udo Migawa sitiada. Aqui também contratou seu primeiro sucessos militares reunindo com 11 de Iga ninja liderados por um ataque noturno ousadia. Logo ele foi chamado Oni-Hanzo) "Hanzo" o espírito e até mesmo o Tokugawa elogiou o seu excelente desempenho. Nas batalhas mais tarde, Anagawa (1570) e Mikatagahara (1572), elogiou-o logo "como" Hanzo o diabo e assim é a sua capacidade para lidar com o yari. Mas seu apelido era uma homenagem não só ao seu destino especial, mas também diferem um do outro Mikawa samurai chamado Watanabe Hanzo. O propósito declarado Mikawa Monogatari: Tokugawa Ieyasu eram os melhores samurai Hattori Hanzo (Hanzo the Devil), Watanabe Hanzo (Spear Hanzo) e Atsumi Gengo. [Turnbull anotou em seu "Sourcebook Samurai, curiosamente, um Moritsuna Watanabe Hanzo", sob o apelido de "Diabo Hanzo"].
Sua propriedade real como um Jonin ninja do Iga-gumi nunca foi discutida durante a sua vida, ele foi ao invés de apenas em pessoas em todos os lugares bushi de Iga conhecidos e apenas os Tokugawa sabia o seu segredo. O Hattori havia ninja Watari que vendeu seus serviços a qualquer pessoa ao preço mais elevado, eles eram leais à família Tokugawa. Não menos importante, a partir das memórias terríveis associados com a expulsão do clã de Iga viveu sua terra natal em 1581 por Oda Nobunaga, nem em nenhum deles. Todos os Hanzo mais alegre a notícia do assassinato de Nobunaga por Akechi Mitsuhide em 1582.
Sua missão mais famoso foi oferecido a ele 1582 Naquela época, Tokugawa Ieyasu estava com poucos homens no caminho de volta para sua província natal de Mikawa, e viveu em uma aldeia chamada Honnoji perto de Osaka, quando foi atacado de surpresa pelas tropas Akechiôs. Eles bloquearam seu caminho e ele caiu em uma dificuldade grave. Hanzo, então, propôs uma maneira através da Iga. Esta não foi uma decisão fácil, porque tudo foi o massacre que teve lugar em Iga Nobunaga dois anos antes com boas lembranças. Honda Tadakatsu, um vassalo do Ieyasu e os participantes em suas guerras, entregou a liderança do então Hanzo, na esperança de que o homem de Iga provar-se não apenas como um companheiro, mas também como protetor de seu mestre. Juntamente com Taro Shiro, uma coca-ninja, e um ninja alguns outros, eles conseguiram trazer Ieyasu sem prejuízo para a província e, assim, capacitá-lo a fugir para Okazaki-jo. O que um dos Anayama Beisetsu, que acertou uma distração é outra maneira de dizer, não poderia, ele foi assassinado na estrada. Todos os ganhos da família Tokugawa Hanzo, sua reputação aumentada, de modo que ele finalmente tinha o posto de Yoriki e comandante de uma unidade de 200 forte de Iga ninja que foi confiada a guarda do castelo Tokugawa em Edo, foi nomeado. Ele morava em uma propriedade fora da tarde nomeado após ele Hanzo não mon (Hanzo Gate). Sua ninja viveram no que é chamado de Iga-cho, um distrito de Edo.
Sobre a morte de Hanzo, existem várias lendas. É relatado que ele morreu de uma doença. Turnbull se refere a uma nota na Shinchôkô-ki, relatando a "morte de uma Hattori", infelizmente sem habitam sobre eles. Outras fontes informam que ele, em dezembro 1596, durante um ataque contra membros da Kaganawa Fuma-ryu mortos. Em barcos, ele e suas tropas do inimigo havia seguido para o mar, mas o ninja Fuma usaram técnicas subaquáticas para destruir o comando das tropas Hattori. Hanzo cometeu um erro crucial quando ele deu os seus homens o comando de pular na água para nadar até a praia. Esperando por esse momento antes que o fogo inimigo para definir a água amontoada petróleo; Hanzo e sua tripulação inteira pereceram nas chamas ou se afogaram. Foi somente mais tarde, seu filho, Masanari Hattori Iwami Masashige não kami vingar essa derrota.
Existem no Japão, a figura popular do Hanzo Hattori uma infinidade de romances e filmes em que ele é mostrado como chefe do serviço secreto de Tokugawa Ieyasu e abre o caminho para o shogun.
[Lit.: Ninja, by Turnbull; The life of shogôn Tokugawa Ieyasu, by Sadler; Tokugawa Ieyasu: Shogûn, by Totman, Shinobi-daijiten, by Ettig, Introductory History to the Schools of the Bujinkan, by Richardson; Ostasiatische Kampfkünste - das Lexikon, by Lind; Japan-Handbuch, by Rammig; The Mystic Arts of the Ninja, by Hayes; Ninpô Ninjutsu, by Yamashita, Nihon-moncho – Japanisches Wappenbuch, by Ströhl.]