Hatsumi_Masaaki_Soke

Kenzen

Ou guerreiro, que luta sem lutar.

Sandokai

_6060195

Kenze - Espada e  Zen são um.

Existem muitas semelhanças. Uma delas é que tanto a prática da espada como a prática do Zen proíbem a ligação total a coisas. O que significa mente livre, sem Kata, sem pensamentos. Não só a forma (o que se vê), mas o que não tem forma (abstrato) é decisivo.

A definição Bujin significa que tanto o praticante como suas técnicas são aptas a transformações. O agir ajuda o praticante na sua procura do aperfeiçoamento interno e externo da sua vida. O que faz o “agir”efetivo  é o agir conjuntamente com pessoas que tem o mesmo objetivo, sendo que cada um é responsável pelo seu próprio agir. Em outras palavras, “tudo em um“ é o princípio, mas cada um tem que se esforçar em fazer a sua parte. Através deste princípio do “um“ (individual) será evitado o efeito da influência ou a imagem do espelho do outro em si mesmo. Este princípio Zen tem tanta força, que uma compreensão através do pensamento intelectual jamais poderá ocorrer.

Bujin Budo Taijutsu confundi todos que não passaram pela experiência e leva até quem tem somente experiência com esportes marciais a uma crise de riso, assim como desperta um sentimento de desprezo em caçadores de títulos e faixas pretas. O que sempre se pode ouvir de Soke Hatsumi é que "Bujin(kan) é uma arte da guerra", enfatizando que a guerra que ele cita significa a tentativa de luta diária na procura do aperfeiçoamento interno e externo nos tempos atuais. Realizar-se, reconhecer o outro, conhecer novas pessoas e servir sem esperar agradecimentos ou recompensas.

"Bu" significa em japones "luta, sobrevivencia", "jin" ser humano. Os termos guerreiro ou luta são encontrados no Código de Honra do Samurai.  Do código de honra do Samurai foram extraídos muitos ensinamentos sobre o comportamento humano.  Ensinamentos que devem ser compreendidos como instrumentos que ajudam a alcançar a harmonia e não como instrumentos para se alcançar o ganho de uma guerra ou luta. O que significa dar ao ser humano atenção e respeito, o que compreende também os direitos humanos. Porque, infelizmente, o que falta nos esportes marciais do ocidente é a formação do ser humano, para que este fique no caminho da paz.

O Bujinkan real tem como objetivo a paz e harmonia.

Atualmente se repete na mentalidade da sociedade ocidental, de forma diferente, a luta entre seres humanos que pode exercer influência na atmosfera das artes marciais negativamente. Soke Hatsumi segue o objetivo da harmonia nas relações humanas e que a paz universal seja melhorada.

Quando a espada do aprendiz está em movimento e a mesma é paralisada antes de destruir, se inicia Kenzen. Através do aprender de técnicas de ataque será até a força destruidora mais negativa do aprendiz transformada em procura de realização. No exercício dos elementos estão: seja como a água e o vento, a terra e o fogo, esteja em pé estável na vida, mas com a consciência apta para se locomover a qualquer momento. Mude sua posição, porque somente a experiência de vida pode proporcionar uma melhor compreensão positiva ou negativa do ser humano. O verdadeiro Bujin é o encontro de si mesmo no outro.

A arte marcial é uma prática humana que se divide em três partes:Shin Tai Waza: mente, corpo e  técnica. Através do Shin Tai Waza as técnicas poderão ser empregadas em alto nível, para que o respeito recíproco e paz sejam alcançados. Por isto, o Bujinkan Budo é ensinado como uma disciplina geral que ultrapassa o treino puramente físico (esporte). Porque a capacidade corporal como força, condicionamento físico e rapidez são apenas uma pequena parte útil. Hatsumi Soke diz: aproximadamente 2%. Por este motivo é recomendado: pratique, pratique, pratique. Pratique tanto fisica- como mentalmente, porque nem o corpo, nem a mente podem dominar. O equilíbrio correto é decisivo. O equilíbrio do In + Yo (Yin + Yang).

A luz está na escuridão. frase do livro "Sandokai" de Sekito Zenji

A essência do nosso dojo é Kenzen - Espada e Zen sao um.